Amauri - 31/03/2013
O sistema GLOBAL dominante, impõe a sua AGENDA GLOBAL a todos os países e os seus mandatários(inclusive no Brasil) são obrigados a implementar essa AGENDA perversa e destruidora.
Quando um determinado sistema de governo (neoliberal e outros) já estão desmoralizados perante o povo e começa ficar perigoso, eles (o governo global) mais que rápidamente criam mecanismos de eleger a pessoa ou partido ou ideologia, exatamente oposta daquela que já está desgastada devido as medidas anti-povo, anti-democratico, anti-justiça social que estão sendo implementadas.
Mas o problema é que a eleição da oposição é apenas para "acalmar os ânimos" das pessoas e dar uma falsa sensação de mudança, porque na verdade o "novo" governo, toma somente algumas medidas paleativas que estejam em seu alcance, E NOVAMENTE A AGENDA GLOBAL PRE-DEFINIDA E PRE-DETERMINADA pelos senhores do mundo, é o que de fato impera.
Anderson - 28/04/2013
Concordo plenamente com a Edi, essa retórica barata, frases de efeito do PT que se julga acima do bem e do mal, único na espécie, só colam entre seus militantes
edi - 28/04/2013
"Se do modo petista já está difícil, imaginem mais à esquerda!" Quando não é isso, a culpa é do povo (leiam comentários de leitores neste blog), tudo para se safar, justificar, o PT sempre entre alhos e bugalhos, ou melhor, dentro da bolha da santidade! Está difícil é ver os bancos lucrado como nunca na história deste país, remessas de lucro ao exterior batendo todos os recordes, educação 0 (zero!), saúde, saneamento ZERO e corrupção como sempre foi. A culpa não é do povo como sugerem alguns aqui (em outros posts deste blog), nem da direita do Sarney, do Calheiros e do Lula, nem da esquerda... É de quem está no poder há tanto tempo - o velho seis por meia dúzia
leon - 08/04/2013
o governo dilma precisa urgentemente enfrentat o pig. DO CONTRÁRIO ESTARÁ colaborando para ameaçar sua própria sobrevivência.
Luis Estenssoro - 07/04/2013
Bom, sobre o texto, posso afirmar que é equilibrado e corresponde à verdade.
Acho que até toca no ponto central desta discussão aqui: a relação entre a austeridade e as políticas neoliberais, temas sócio-econômicos, e as outras questões e demandas de grupos que antes eram denominados de "minorias". Mas acho que podem ser adicionados temas mais transversais e (quase) universais, como a questão ambiental, ou as questões racial, religiosa, etc.
Creio que deve se pensar melhor qual a relação entre estes dois tipos de TEMÁTICAS DIFERENTES, que implicam em DISCURSOS e PRÁTICAS diferentes, quase antagônicas.
Porquê, afinal, a questão dos/as imigrantes, do feminismo e dos/as homossexuais incomoda tanto os franceses ao ponto de deixarem de votar na esquerda? É só na França que isto acontece?
Uma resposta satisfatória a esta pergunta ainda não vi, nem li, nem escutei das almas tão rígidas e austeras a ponto de não hesitarem nem duvidarem o suficiente para se perguntar:
QUAL É, AFINAL, A PRIORIDADE DA ESQUERDA???
Uma pessoa que se colocou diante desta questão, mas para muitos não era considerado de esquerda, foi o italiano Norberto Bobbio. que chegou a ser senador vitalício.
No seu livro sobre esquerda/direita ele afirmou categoricamente que o que diferencia as duas correntes de pensamento é a questão dao DESIGUALDADE SOCIAL, e não a questão da LIBERDADE nem a questão da DEMOCRACIA, nem, obviamente, a questão da FRATERNIDADE.
marcosomag - 07/04/2013
O PCF renegar a foice e o martelo foi o fim da picada! Hollande é uma fraude pois prometeu regular os bancos e não fez nada. O problema é que a social-democracia refugou quando os empresários acharam que os salários estavam corroendo demais a fatia da mais-valia. Pararam de investir e aumentaram os preços: estagflação. Ao invés de fazer o salário comer mais rápido a mais-valia com um gatilho salarial muito agressivo (muito acima da inflação), o que tornaria os empresários os maiores interessados na estabilidade, ficaram paralizados. Como não existe vácuo de poder, os neoliberais agiram e implantaram seu programa. O resultado foi e continua sendo trágido para os europeus, que aceitam de forma tíbia até o confisco de seus saldos bancários.
Nivaldo Barbieri - 07/04/2013
Almir
Estás voando nas nuvens , vendo a França
Pousa e veja aqui,
Sinta a pressão da direita,
Saída viável e que esta em foco.
Bater na mídia até abrir o caminho.
Todos juntos até a vitória .
Ai as coisas ficam mais fáceis.
Nivaldo
Marcia Eloy - 06/04/2013
Luiz
Eu li Dom Quixote há muito tempo, na época que havia ginásio,eu fui aluna di Instituto de Educação, não sei se você já ouviu falar deste colégio. Era uma Instituição que formava as futuras professores do antigo Estado da Guanabara.O ENSINO ERA EXCELENTE! Mas o que mas me impressionou foi ter assistido a peça "O homem de la mancha" com Bibi Ferreira e Paulo Autran. FANTÁSTICO!Chorei a peça toda, pois vi ali a vida do meu pai, que sonhou com a socialismo no Brasil. O máximo que conseguiu, durante a ditadura, foi primeiro ficar foragido, e depois, toda a família viver com medo, pois a qualquer momento ele poderia ser preso.Logo Luiz, não sou contra idealistas, mas prefiro os práticos, pois o povo brasileiro, não saiu a rua para lutar contra o golpe militar, com raras e honrosas exceções, ficaram em casa e continuaram sua vida e os idealistas foram presos e torturados. Guevara quis imitar Bolivar, não teve apoio nem dos Partidos Comunistas da América Latina, nem de Fidel que não acreditavam que sua ação poderia dar certo e tinham razão. Nenhum povo da América do Sul por onde ele passou o compreendeu e o ajudou, muito pelo contrário o entregaram á polícia.Hoje vestem a camiseta com seu rosto estampado, como se este ato pudesse regenerá-los.
Renato César Ferreira Fernandes - 06/04/2013
Duas coisas a pontuar sobre este texto: 1) O PCF também transformou-se junto com Mitterand. Mesmo que eles não fizeram parte do segundo governo de austeridade de Mitterand, eles tiveram um papel ativo no apoio as principais votações do governo.... 2) Acho difícil localizar a França como "elo mais conservador". Primeiro pois a direita na França sempre foi forte, inclusive durante os governos socialistas; segundo porque a maioria da população francesa era A FAVOR DO CASAMENTO DE PESSOAS DO MESMO SEXO (só pegar as pesquisas), mas a esquerda, por descrédito do PS e pela fraqueza da extrema esquerda e das organizações de combate ao opressão, em sua maioria dirigidas ao PS e com suas direções institucionalizadas, não conseguiram mobilizar esta maioria a favor nas ruas. Por isso, a questão da institucionalização, além da virada neoliberal do PS, é importante para entender este processo de descrédito do governo Hollande.
Luis Estenssoro - 06/04/2013
Marcia,
pelo jeito vc não leu Don Quijote de la Mancha - nem sequer a tradução para o português. Se tivesse lido Cervantes, pelo menos saberia que não era o Sancho Panza que lutava contra os moinhos de vento, e sim a triste figura do fidalgo Don Quijote, juntamente com seu cavalo Rocinante, em nome de sua amada Dulcinea del Toboso.
Na verdade eu acho que a verdadeira agenda global pré-definida das elites é, certamente, a educação do povo. Talvez porque seja inevitável, pois a leitura não é um privilégio dos aristocratas, muito menos da burguesia, que dirá da classe média! Veja bem, antes de 1998, Bolívar era uma outra triste figura totalmente desconhecida do povo brasileiro, até zombavam quando se falava dele. Felizmente isto mudou quando chegou um verdadeiro socialista ao poder. Acho que aqui no Brasil vai ser necessário o Tiririca deixar o seu disfarce de Chapolin Colorado, vestir-se de Don Quijote e atacar a mídia conservadora para que possamos incentivar a leitura de livros de origem hispânica. Axé!
Anderson - 06/04/2013
Venho aqui para atualizar uma resposta p seu ultimo post e comentário q considera q a população brasileira está se tornando progressista.
Observem as respostas reacionárias d diversos leitores d um portal "popular da web" p matéria q destaca aecio neves chamando a ditadura militar d revolução:
http://br.noticias.yahoo.com/a%C3%A9cio-se-refere-ao-golpe-1964-revolu%C3%A7%C3%A3o-180700538.html
o povo, e a maior parte de uma classe media, somada a hipocrisia criminosa da "classe" dominante q encomendou a ditadura, como a cúmplice globo, vendeu a história d q ditadura não é uma ditadura, e sim uma revolução p impedir o comunismo d se instalar no país. "nos tempos da ditadura não havia corrupção" é o q ouvimos frequentemente d um povo alienado pela história falsificada vendida pela grande mídia.
Em são paulo parece q se dobra a quantidade d apoiadores, sejam hipócritas ou alienados, da ditadura q assassinou o país e nos legou atrasos e corrupção endemica.
E nas escolas militares, o ensino continua a alienar, o ensino permanece vendendo a mentira, como os jornalões da mídia marrom.
E nesta TV aberta e criminosa, não existe espaço para divulgação d informação q contrarie interesses destes grupos, basta ver as propagandas explicitas d corporações criminosas como a Monsanto dentro dos telejornais destas emissoras, através d matérias encomendadas!!!!!!!!!!!!
Permanecendo neste campo do agronegocio: 70% d todas nossas plantações sao dominadas pelo agronegocio_associado a mídia fascista_ e toda esta produção_restrita a commodities_ é exportada!
É o pequeno agricultor o responsável pela comida diversificada(os legumes multicores) q chega a nossa mesa, comida esta q poderia chegar saudável através da agroecologia, mas vem envenenada por conta do mesmo lobby, q obriga os peqnos agricults a utilizarem venenos e transgenicos, do contrario, nao recebem crditos do GOVERNO!!! Nem Lula nem Dilma revertem este quadro escabroso, e Dilma ainda retrocede: paralisou reforma agraria, e desce rampa do planalto com a representante dos conglomerados do veneno, a senadora Katya Abreu, uma figura totalmente do mal, completamente fascista!!!
Emir, vc trata leitores como idiotas quando ignora situações graves e importantes como esta, q atravessam a vida d todos nós, e determinam o futuro sombrio d nosso planeta!!!
Veja a China, por conta de grande invstimento em educação qualificada, produz chips, computadores, tecnologia d ponta(até mesmo o Irã!), o Brasil regrediu terrivelmente, com preponderancia avassaladora d produtos agricolas(as commodities do agrnegocio) se convertendo numa neocolonia!
Isto seria(m) tema(s) para ganhar grande destaque ( e permanente na Carta Maior) com diversas matérias, escritas com a devida contundência!
As 2 ditaduras fascistas d nosso país criaram as bases desta situação retrograda em nossos campos. População ribeirinha da Amazonia sofre com graves contaminações devido ao mercurio presente nos peixes, oriundo do garimpo e agronegocio ( polui ar, lençol freatico, exaure a terra, expulsa familias do campo!) é apenas um exemplo dentre as diversas situações covardes criminosas existentes, q perduram e se intensificam desde a ditadura.
Reacionária, a bancada rural q trabalha pelos interesses das corporações estrangeiras ( Monsanto, Coke, Syngenta entre outras) domina o congresso.
E Dilma está d braços dados com esta gente.
Marcia Eloy - 05/04/2013
Amauri
Até que enfim você escreve algo que me faz comcordar com você.realmente existe uma agenda global pré definida. Mas o que fazer? Ir pelas beiradas. conseguindo avanços pontuais, mas avançando ou querer ser um Dom Quixote e tentar conseguir uns Sanchos Pança para lutar contra este sistema global? Eu acho que o melhor é ir avançando gradativamente, politizando o povo(isto para mim é essencial) e deixar o sistema global se desgastar, aliás, ele já está bem desgastado e não recuar jamais.Todo avanço tem que ser defendido e um novo avanço tem que ser projetado.
Gláucio Gonzales - 04/04/2013
Não concordo totalmente com tudo que foi apontado, concordo com as críticas mas o PC não pode ser a referência para elas. Creio que o texto mistura a realidade de décadas francesas assim como os próprios franceses o fazem. A história da França não pode misturar a definição de esquerda atual com sua visão sobre sexualidade, a antiga URSS sempre teve a homossexualidade e bissexualidade em baixa cota e por isso não se pode associar o pensamento deles com a da esquerda libertária. Aliás, os socialistas do Estado marxista hoje se transvestem do discurso do Lukács arrependido enquanto não percebem o quanto estão mais próximos do anarquismo de Bakunin do que do comunismo de Marx.
Alberto Magno Filgueiras - 04/04/2013
Emir,
é evidente que a nossa política econômica não segue - felizmente - os ditames do financismo internacional, que vitima os trabalhadores na Europa e países beneficiados pelos '30 gloriosos' (ciclo de expansão capitalista pós-guerra, com consumo e crédito sustentado). Haja vista as críticas e o nariz torto dos analistas após declarações de Dilma em Durban. Como acentua Paulo Kliass em seu artigo - separando com cuidado a crítica estrutural da avaliação da conduta de governo -, a estratégia da oposição de direita passa pela tentativa de desgaste, a cada instante, das soluções consideradas heréticas em economia. É evidente a diferença entre as orientações vigentes na União Européia e as dos governos da maioria dos nossos países, como você ressalta em mais uma síntese irreparável, com firme na história.
luis estenssoro - 04/04/2013
Os franceses e russos que me desculpem, mas ser um socialista libertário não implica ser homo, bi ou hetero, mas sim prezar a liberdade, seja ela sexual ou de outra índole. Em segundo lugar, na verdade em primeiro, não vejo incompatibilidade alguma entre anarquismo e socialismo, pelo contrario, creio que se completam. Principalmente quando se é democrático. Socialismo libertario democratico. Sobre isto vale destacar que "democratizar o capitalismo", pela esquerda, não significa capitalismo para todos, mas sim descentralizar a produção, desconcentrar a renda, acabar com a exploração do capitalismo selvagem, diminuir as desigualdades sociais e regionais, democratizar o Estado, democratizar as fábricas e a sociedade de uma maneira geral, incentivando a participação, etc e tal. ------ É claro que não tão radicalmente como está fazendo a Dilma....mas assim vamos caminhando.....
Amauri - 04/04/2013
Dulcinéia santos, sê até o PT, um partido forte e a 11 anos no governo, sucumbiu ao sistema global, não teve força de resistir, quanto mais um partidozinho pequeno, nunca chegará ao poder e quando chegar será outro PT da vida.
Eu estou fazendo o que todo mundo deveria fazer SE INDIGNAR e fazer sim, porque estou fazendo OU PUBLICAR A INDIGNAÇÃO PARA VOCE NÃO É FAZER NADA?
André Dantas dos Santos - 03/04/2013
Entendo que o Epicuro fez uma boa leitura do que é o PT nesse momento histórico (acredito até que a situação esteja um pouco mais degenerada) e acho que a Dulcinéia tocou no ponto principal que é o rompimento com esse discurso da polarização política no Brasil. Sempre tivemos partidos à esquerda do PT e realmente cabe a nós transformamos nossa insatisfação com os rumos políticos do nosso país em ação. E essa ação passa pela atuação junto à sociedade, seja no trabalho, seja entre os amigos, seja no nosso bairro, mas também com os partidos políticos realmente de esquerda no Brasil.
Organize-se e lute!
João - 03/04/2013
Emir tem uma mania antineoliberal. Acha que ser antineoliberal é ser de esquerda, assim fala que o PT é um partido de esquerda. Pode ser pq há mto gte boa, de esquerda, na base do PT. Mas seus governos não são de esquerda.
Emir, ser de esquerda não é ser antineoliberal, mas mais do que isso: é ser anticapitalista. Ser de esquerda é priorizar o desenvolvimento social com ampla participação social, não é querer o crescimento econômico, fortalecendo o setor produtivo nacional e facilitando o crédito, e combatendo índices ecônomicos negativos.
Governos Lula e Dilma podem ser caracterizado como não neoliberais? Talvez sim, de alguns pontos de vistas, ou não em outros pontos de vistas (lembro muito bem, no FSM 2010, do Harvey, contestanto o Singer, qdo este disse que o Brasil estava livre do neoliberalismo, doce ilusão!). Mas de jeito nenhum de esquerda, pois não é contra o capitalismo.
Pode ser a esquerda da direita, sim, mas esta não serve à esquerda de fato.
Se há um desgaste da esquerda na Europa? Sim, com certeza, mas há tb um desgaste da esquerda partidária brasileira, principalmente do PT.
Aliás, há um desgaste da esquerda partidária como um todo. Os partidos já eram, as mobilizações agora são por democracia direta! Existe política além do voto e principalmente além do Estado. Autogoverno já!
Emir, vc tá virando um dinossauro. A luta está na rua e não no gabinete. Venha pra rua conosco!
Dulcinéa Santos Carvalho - 02/04/2013
Caros Epicuro e Amauri, não vejo da forma como vêem.
Partidos mais à esquerda do PT, já os há. Engrossem suas fileiras, companheiros.
Se do modo petista já está difícil, imaginem mais à esquerda!
Acho que estão confundindo 'alhos com bugalhos'.
Abraço!
Epicuro - 01/04/2013
Acho incrível como Emir Sader não consegue ver que o PT trilha o mesmo caminho da social-democracia Européia, especialmente do PS Frnacês e do PSOE Espanhol. O PT que nasceu com discurso de superação do stalinismo e da social-democracia como limites da esquerda, quando no governo assumiu seu caráter social democrata tardio. Está buscando um "capitalismo menos selvagem" mas capitalismo. É o gestor "social" do sistema. Assim como a social democracia européia caminha a passos largos para assumir a agenda liberal. Mantém o discurso anti-neoliberal como necessidade de coesão de sua já descendente base militante, mas na pŕatica amplia a política liberal. Vide sua estratégia de enfrentar todos os gargalos sociais e econômicos pela via do consumo. Seja a educação, a saúde, os aeroportos, tudo tem na "parceria" com o mercado a solução. Acho incŕivel que os petistas não conseguem assumir sua identidade de forma honesta, deixando ao PSDB, maior representante do neoliberalismo com a bandeira que é do PT, ou seja, da social democracia. O que para mim não serve, pois ainda acredito que seja necessário um partido de esquerda, socialista para o Brasil.