Segunda-Feira, 22 de Dezembro

 

27/05/2008 - Copyleft

Justiça Federal denuncia 40 por formação de quadrilha no RS


Marco Aurélio Weissheimer

PORTO ALEGRE - A juíza da 3ª Vara da Justiça Federal de Santa Maria (RS), Simone Barbisan Fortes, aceitou, nesta terça-feira (27), a denúncia contra 40 das 44 pessoas indiciadas pelo Ministério Público Federal, acusadas de envolvimento no desvio de cerca de R$ 44 milhões do Detran/RS. A juíza também informou que está suspenso o sigilo sobre o processo, excluindo-se o sigilo bancário e fiscal dos denunciados, além de parte dos conteúdos de escutas telefônicas. Assim, a peça de denúncia elaborada pelo Ministério Público Federal torna-se pública a partir de hoje. Os bens de todos os indiciados pela Polícia Federal seguirão bloqueados. Os réus começarão a ser ouvidos no dia 19 de agosto.

Os quatro nomes excluídos da denúncia foram: Ronaldo Etchechury Morales (ex-presidente da Fatec), Luis Felipe Tonelli de Oliveira, Sérgio de Moraes Trindade e Jorge Alberto Viana Hossler. Simone Barbisan Fortes considerou que não havia indícios suficientes contras essas pessoas.

Em novembro de 2007, durante a investigação, com a atuação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público, 13 pessoas foram presas, suspeitas de superfaturar os preços dos contratos firmados entre o Detran/RS e as fundações, para a realização de exames de direção (necessários à habilitação dos condutores de automóveis). Entre elas, políticos do PP, PSDB, PMDB e PTB e um dos coordenadores da campanha eleitoral de Yeda Crusius (PSDB), em 2006 (Lair Ferst).

Segundo a denúncia aceita pela Justiça Federal, a fraude no Detran iniciou em 2003, durante o governo Germano Rigotto (PMDB) a partir do trabalho de Lair Ferst e José Fernandes junto à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), contando com a participação ativa do ex-reitor desta universidade, Paulo Sarkis. Durante três anos e meio, a quadrilha montada por eles desviou dinheiro público de forma organizada e sistemática. O empresário e lobista tucano Lair Ferst, que depôs ontem na CPI do Detran e negou qualquer envolvimento com desvio de dinheiro público, foi denunciado por seis crimes, entre eles, formação de quadrilha, corrupção e falsidade ideológica.

Os crimes
O esquema desmontado pela Operação Rodin, informa a denúncia do MP federal, envolvia o desvio de verbas provenientes do Detran para empresas prestadoras de serviços à autarquia. A fraude ocorreu entre julho de 2003 e novembro de 2007, através de duas fundações vinculadas à Universidade Federal de Santa Maria, a Fatec (Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia) e a Fundae (Fundação para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura) contratadas sem licitação e a preços superfaturados pelo Detran. A Fatec e a Fundae faziam o repasse de verbas mensal para empresas subcontratadas prestadoras de serviços. A fraude teria desviado aproximadamente 44 milhões de reais dos cofres públicos.

Conforme a avaliação da juíza Simone Barbisan Fortes, ocorreu um ajuste prévio, no qual pessoas com grande influência política (lobistas) conseguiram obter junto a órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Sul, para as Fundações de Apoio, contratos para prestação de determinados serviços. “Contratadas, sem licitação, as fundações subcontrataram empresas e pessoas para a realização dos serviços, superfaturados, de forma a beneficiar, primeiramente, os próprios lobistas, e, ainda, também os dirigentes do órgão contratador e das fundações”.

Esse lobby, prossegue, se valeu da reputação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), “para obtenção dos contratos públicos, em cujo preço são embutidos, além do valor do próprio serviço, a "remuneração" dos lobistas, pela obtenção do contrato, e, em muitas situações, o superfaturamento, também destinado a corromper funcionários públicos”.

Confira as denúncias oferecidas pela Justiça Federal contra alguns dos principais operadores do esquema:

Lair Ferst – formação de quadrilha, locupletamento em dispensa de licitação, peculato-desvio, corrupção ativa, falsidade ideológica e extorsão.

José Fernandes – formação de quadrilha, locupletamento em dispensa de licitação, peculato-desvio, corrupção ativa, falsidade ideológica.

Paulo Sarkis – formação de quadrilha, locupletamento em dispensa de licitação, peculato-desvio, corrupção ativa e passiva.

Carlos Ubiratan dos Santos – formação de quadrilha, dispensa indevida de licitação, peculato-desvio, falsidade ideológica, corrupção ativa.

Antônio Dorneu Maciel – formação de quadrilha, locupletamento em dispensa de licitação, corrupção passiva, peculato-desvio.

Flávio Vaz Netto – formação de quadrilha, dispensa indevida de licitação, peculato-desvio, corrupção passiva, concussão.

Carlos Dahlem da Rosa: formação de quadrilha, locupletamento em dispensa de licitação, peculato-desvio, corrupção ativa.

Luiz Paulo Rosek Germano – formação de quadrilha, locupletamento em dispensa de licitação, peculato-desvio, corrupção ativa.

A denúncia do Ministério Público Federal
A íntegra da denúncia elaborada pelo Ministério Público Federal e aceita nesta terça-feira pela Justiça Federal de Santa Maria já está a disposição do público. Na sua introdução, ela caracteriza a ação da quadrilha que agia no Detran:

“Os denunciados compuseram organização criminosa que operou no Estado do Rio Grande do Sul voltada à prática de diversos delitos de 'colarinho branco'. A 'societas delinquentium' restou formada pela associação perene e estável dos denunciados, integrantes de diferentes núcleos estatais e diversas esferas privadas, no objetivo consciente e deliberado de perpetrar, continuadamente, sob diversas formas e com a máxima lucratividade possível, as condutas penalmente típicas apuradas em face da Administração Pública e do Erário”.

E prossegue:

“O agir do grupo enquadra-se no conceito de organização criminosa da Lei nº 9.034/1995, estando presente a hierarquia da associação delitiva, o intuito lucrativo, gestão empresarial das negociatas criminosas, destruição de provas, omissão de rendimentos, corrupção do tecido social, inserção estatal ilegítima e blindagem patrimonial”.

Veja abaixo a íntegra da denúncia do Ministério Público Federal e da decisão da Justiça Federal de Santa Maria. São documentos ricos em informações sobre o funcionamento do esquema de desvio de dinheiro público descoberto ao longo das investigações da Operação Rodin (nome inspirado na empresa Pensant, de José Fernandes, acusado de ser um dos líderes do esquema) desencadeada em novembro de 2007.

Denúncia do Ministério Público Federal

Decisão da Justiça Federal





Lúcia Adélia - 30/05/2008
LEIA E MEDITE ISSO SENHOR MARCELO GAUCHO. "....O caso da Escola Base completa nada menos do que 14 anos e só agora o jornal foi condenado naquele que é considerado um dos mais emblemáticos casos de erro e um dos maiores absurdos cometidos pela imprensa do país. Algo que dá medo, vergonha, espanto e consternação porque, literalmente, destruiu a vida de pessoas inocentes, pré-julgadas, condenadas e execradas em praça pública em nome do sensacionalismo. Na época, os proprietários da Escola Base, de educação infantil, localizada na Aclimação, foram acusados de promover orgias e abusar sexualmente dos alunos. A escola foi saqueada, depredada, os donos, mesmo sem provas, foram para a cadeia e só depois de um rastro de destruição é que a verdade conseguiu mostrar sua face. A imprensa acreditou na denúncia de uma mãe e, sem o preceito básico de checar uma informação, aliado ao pré-julgamento da polícia e ao ¿estrelismo¿ de um delegado irresponsável, em pouco tempo arruinou a vida dos proprietários. O episódio deixou marcas profundas, arrasou a vida das vítimas, o que muitas vezes, uma indenização na paga. Diretores da Escola Base já confessaram que não conseguem, 14 anos depois, apagar de suas memórias essa dramática experiência sofrida..." Fonte: www.zedirceu.com.br


Lúcia Adélia - 30/05/2008
Sousa Primo, obrigada, é isso aí mesmo e muito mais, se fossémos enumerar tudo, não haveria espaço aqui.


cid elias - 29/05/2008
o marcelo gaúchão, eleitor da farsa, achou normal sua desgovernadora ter comprado uma mansão um mês depois do segundo turno das eleições de 2006. Até o mundo mineral sabe que, após uma eleição para governador, ainda mais se decidida no segundo turno, candidatos NÃO TÊM GRANDES SOMAS DE REAIS DISPONÍVEIS. MAS A yeda tinha, POIS ao comprar a CASA - NEGOCIADA PELO LAIR - PAGOU R$ 400 MIL EM ESPÉCIE, SEM EXPLICAR DE QUE CONTA SAIU TANTA GRANA! Pro marcelo, mais um exemplo da tal imparcialidade(KKKK) que ele diz ver: Do Dialógico sobre o assalto no DETRAN-RS; Título - Filho do Presidente do TSE É Um Dos Sete Novos Suspeitos - "Reportagem Especial de Adriana Irion para a Zerolândia de hoje, 16/05. Os nomes da governadora Yeda Crusius e de Lair Ferst (ambos do PSDB) simplesmente não aparecem e, óbvio, muito menos estão relacionados entre si. Ou seja, de reportagem não tem nada: é puro realease ou jornalismo RP (relações públicas - para desespero da categoria) muito bem conceituado pelo professor da UFRGS Wladimir Ungaretti. Para a população que lê jornal, acessa a Internet, assiste "noticioso" na TV e acredita estar informada, a "leitura" é Oh! a ZH mostrou que deixaram de ser roubados 1 milhão de reais por mês, como ela é boazinha em nos informar e como aquela gentalha é injusta com a empresa do Sirotsky!. Dados como certas ausências e faltas de relação entre o tico e o teco, coisa digna de uma reportagem especial que se preze, nem são considerados pela população midiotizada. Mas saltou aos olhos do Dialógico um detalhe: o ÚNICO NOME CITADO entre os 44 denunciados pelo MPF, foi o de Eduardo Wegner Vargas, filho de João Luiz Vargas, que é do PDT. "


cid elias - 29/05/2008
ô marcelo, filhote da dita_ _ _ _ ludibriado pela rbGs nas eleições, pega mais uma demonstração de imparcialidade(kkkkk) dos que, de fato, governam os gaúchos, vai... Somente em maio de 2008, o tablóide cuja nota pro jornalismo marrom que pratica já vem o nome, zero hora, achou por bem publicar a foto em que Lair Ferst, um dos cabeças do assalto do Detran / desvio de recursos públicos, aparece ao lado da desgovernadora tucana yeda cruzes credo! Ocorre que a foto circulava há meses nos blogs políticos não alinhados com o jornalismo de esgoto do clã hebreu. A prova da amizade dessa dupla ética, enfim veiculada pelo tablóide, surgiu logo após o cristalino Lair Ferst ter sido agraciado pela PF com aquelas lindas pulseiras prateadas, nos primórdios do escândalo que o grupelho da Av. Ipiranga, sem sucesso, tentou abafar. E então, isso é ou não é jornalismo de primeira "catiguria"?


cid elias - 29/05/2008
Ô marcelo gaúcho da rbGs imparcial(kkkkk), olha mais uma dos teus jornalistas Onestos e iZentos cobrindo o assalto dos teus ídolos: 26/05/08 - Por Marco Aurélio Weissheimer- "Homem de inteligência superior" - O jornalista Lasier Martins disse, hoje à tarde, na rádio Gaúcha, que o depoimento de Lair Ferst na CPI do Detran ¿perdeu um pouco a curiosidade¿ em função do teor das entrevistas que o depoente concedeu ao jornal Zero Hora e à rádio Gaúcha. Na avaliação do jornalista, Ferst foi muito bem preparado por seus advogados de defesa e é um homem ¿muito preparado¿, um homem de ¿inteligência superior¿. Os advogados de Lair Ferst ingressaram com um recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) tentando limitar a 4 horas o tempo do depoimento de seu cliente na CPI. O STJ só deverá julgar o recurso após às 16 horas, quando a sessão já estará transcorrendo. Caso percam no STJ, os advogados de Ferst poderão ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda hoje."


Sousa PRimo - 28/05/2008
Senhora Lucia Adelia . Venho dizer a voce , que essa elite branca espalhada por todo pais , nao aceita que fazemos questionamentos sobre a vida politica deles, e de lembrar que realmente o Ze Dirceu foi cassado e foi e sempre sera perseguido por esses algozes, mas voltando a um passado recente houve o mensalao mineiro , onde ESTATAIS DE MINAS foram usadas na LAVAGEM DE DINHEIRO (olha bem o nome ) LAVAGEM DE DINHEIRO e os realizadores do evento do mensalao mineiro foi o PSDB e SEUS subordinados , e por ai se vai as coisas praticadas por esses vaidosos e que estao acima da lei , como e de lembrar em outras ocasioes qaundo os mesmos estiveram no poder, que houve manobras corruptivas como por ex: privatizacoes , proer , e outras coisinhas do tipo nos queremos 20%. recentemente foi publicado nos jornais internacionais dizendo que uma empreza francesa PAGOU PROPINA A POLITICOS ligados aos tucanos de sao paulo para a obra do metro. Agora preste bem atencao SENHORA LUCIA ADELIA , isso nao foi publicadp pela globo e nen pela RBS e outros orgaos de imprenca . E por ai se vai . Essa quadrilha que assaltou o DETRAN do RS ate hoje nao dita pela imprenca. e isso nao vai ser falado em hipotese nenhuma , mas se fosse do PT era manchete em todos factoides brasileiros.E tem mais coisas tipo : listinha de furnas, caso BNB , um senador junto com a sogra e o outro senador e um saudosista da DITADURA e junto com o primeiro aliou e comeram juntos uns milzinhos do cofre do banco. e isso ninguem viu na imprenca. mas se fosse do PT estava em todas as manchetes. Aqui em minas foram usado uns mil ...lhoes, pra servico de saneamento e as obras estao -+ 12anos paradas e o povo nao usufrui do beneficio pois a grande suspeita de uns desviozinhos e isso nao foi pra imprenca . em 22/11/2003 foi publicado em um jornal de minas com letras muito miudas a noticia sobre um sacana que foi pres. de uma ESTATAL MINEIRA onde o mesmo sacou uma grana da empreza e ficou por isso mesmo . e o pior e que esse mesmo sujeito tem rolo com uma prefeitura do esdo do maranhao, e hoje e honestinho e secretario de uma estado da federacao e recentemente a sua secretaria teve um gasto com cartoes corportivos que o valor ultrapassa os RS108.000.000.00 e isso ficou por issso mesmo . imgine se tudo isso fosse com politicos do PT. Outra coisa voce ja observou quando acontece falar uma minuscula coisa do PSDB, DEM ... a foto do malandro nao pode aparecer, como aconteceu recente com o [prefeito de PRAIA GRANDE ] foi falado o nome mas nao mostrado a foto do meliante e por se vai , na ALSP tem 70 pedidos de cpi engavetada . e por ai se vai. entao senhora LUCIA , nao se estranhe com a ciumeira violenta de alguns seletos e saudosistas e defensores desses miliguis de botina com biqueira de aco que de 1961 a 1985 durante aqueles 21 anos de repressao . e esqueceram e se acham que podem calar e omitir boa parte do povo .


Marcelo Gaúcho - 28/05/2008
Cara senhora Lúcia, não tenho memória seletiva como os petistas. O ex-ministro José Dirceu foi denunciado pelo Procurador-Geral da República e a denúncia foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal. A senhora lembra disso? Quanto ao presidente Lula, havia motivos para abrir um processo de impeachment contra ele, ou a senhora também não lembra que o marqueteiro Duda Mendonça foi a uma CPI e admitiu que a campanha presidencial de 2002 foi paga com dinheiro ilegal, originado de caixa 2 e de paraísos fiscais. A sorte dos petistas foi contar com uma oposição incompetente e irresponsável (PSDB e DEM) que se acovardou e deixou o país na mão.


ary da silva martini - 28/05/2008
Alguns jornais deveriam ser impressos em papel branco, macio, picotado. Tipo "neve". Alfredoooo, me traz o Neve! Lembram?


cid elias - 28/05/2008
Ô marcelo, tais brincando? Compare a cobertura deste caso envolvendo tucanos de alta plumagem com outros que envolviam membros do Governo Federal. Para desintegrar essa teoria que a rbGs está sendo imparcial(kkkkk), dou um exemplo de muitos que darei: RsUrg.- "Questionada por leitores sobre seu silêncio a respeito das declarações do delegado Luiz Fernando Tubino sobre a casa comprada pela governadora Yeda Crusius, no final de 2006, a colunista Rosane de Oliveira, de Zero Hora, escreveu ¿Diante das cobranças que estão sendo feitas neste blog em relação à falte de análise minha sobre a CPI do Detran, esclareço que não pretendo fazer comentários sobre o que considero pauta e não notícia. PORÉM no episódio da casa, tratou de divulgar a versão da governadora sobre o caso. No dia 18/04, publicou "Questionada no programa Gaúcha Atualidade sobre essa suspeita, Yeda disse que não tinha nenhum problema para explicar a compra da casa. Que era investimento de uma vida inteira ¿ além do salário de governadora, ela e o marido são professores aposentados da UFRGS. Para comprar a casa por R$ 750 mil, Yeda disse que vendeu à vista seu apartamento de Brasília (R$ 385 mil), um imóvel em Capão da Canoa e um carro, financiou uma parte e tomou mais um empréstimo para obras de reforma, porque a casa tinha problemas¿. Ou seja, segundo o argumento da jornalista, ela só trataria de ¿fatos consumados¿, que seriam as ¿notícias¿ e não de ¿pautas¿. As explicações de Yeda são, assim, ¿notícia¿. E as declarações do delegado, ¿pautas¿, que só serão comentadas quando comprovadas. O critério de só falar sobre denúncias comprovadas (¿fatos consumados¿) não resiste à realidade da própria coluna em questão (e da prática cotidiana jornalística, em geral). Todas as denúncias que vieram à tona com a Operação Rodin não foram ainda, tecnicamente, ¿comprovadas¿, no entanto, já foram objetos de quilômetros de ¿comentários."


Lúcia Adélia - 28/05/2008
Sim senhor Marcelo, acontece que a nível nacional a mesma rede globo não tem essa postura e é isso que nós cobramos, ela age com dois pesos e duas medidas, essa é que é a verdade, se fosse o governo do PT, estariam vinculando sim senhor e mais estariam pedindo a cassação dele, assim como fizeram com o Zé Dirceu que foi cassado sem nenhuma prova ou se quer indícios daquilo que o acusavam. Não é vero senhor marcelo? E também diziam em deboche que o Presidente Lula sabia de tudo o que estava acontecendo lá no congresso e apregoaram o apeamento do Presidente da República em alto e bom som, ou o senhor já esqueceu senhor marcelo?


Marcelo Gaúcho - 28/05/2008
Acho que alguns dos comentaristas abaixo esqueceram de tomar os remédios. A assim chamada ¿imprensa burguesa¿ está fazendo o seu papel, todos os veículos da RBS estão cobrindo o escândalo no DETRAN/RS desde o momento em que foi deflagrada a Operação Rodin. A vinculação da fraude à governadora não foi feita nem pela Polícia Federal, nem pelo Ministério Público Federal, por que a RBS faria? Pode haver vinculação, mas não há elementos fatuais para fazer essa acusação, pelo menos até este momento. Na verdade, acho que a mágoa com a ¿imprensa burguesa¿ é motivada pelo fato desta cumprir seu papel nos escândalos freqüentes que envolvem membros petistas no governo federal, para a chamada ¿esquerda¿ o PT, o PC do B e outros roubam em nome do povo, em nome da causa socialista (os ingênuos, por que os militantes profissionais estão lá mamando nas tetas do governo e metendo a mão nos cofres públicos). Assim, para os apoiadores do (des) governo petista, roubar só é crime se o ladrão for de ¿direita¿.


Vantuk - 28/05/2008
Rico povo educado e politizado esse nosso aqui no RS, não? Quantos comentários de "o povo mais politizado do país" já ouvimos por aqui? Aqui, mais do que em qualquer outro lugar, a influência da mídia faz seu efeito. Qualquer gaúcho deve se lembrar do estardalhaço publicitário que teve a CPI do jogo do bixo no governo Olívio que, se me lembro bem, o Ministério Público nem acatou a denúncia. Temos uns 40% da população pró PT e os outros 60% contra, mas contra mesmo, não importa do lado de quem, o importante é estar contra o PT. É uma eterna rivalidade entre chimangos e maragatos, grêmio e inter, direita e esquerda que daria um bom tema para uma tese de sociologia.


Carlos Henrique Simões da Costa - 27/05/2008
Que alegria! Vamos mandar para a Globo e sua turma, só para vê-los "caladinhos" diante dessas acusações. Imaginem se fôsse um Governo de esquerda, a mídia histérica(liderada pela emissora-quadrilha dos Marinhos), já estaria proferindo loas do seu moralismo hipócrita. Com o roubo da extrema direita, tentam escondê-lo. É maravilhoso ver a verdadeira face desses canalhas sendo posta à vista. Esse texto, junto com a denúncia e o despacho da juíza, devem ser divulgados nas ruas, nos sindicatos, nos portais. Esta é a chance de começarmos a varrer essa corja para fora de nossa História.


cid elias - 27/05/2008
Nos desgovernos demotucanos só tem gente boa. Trata-se de mais um NÃO-escândalo ao melhor estilo banho de ética! Em relação à cobertura do esquema criminoso montado por gente mui próximas à governadora yeda "que culpa tenho eu de ser loira, bonita e inteligente" cruzes, o interesse do imprensalão golpista é TUDO! A propósito, recordam que o número de denunciados no tal "mensalão não mensal" foi o mesmo - 40? Provavelmente recordarão que muitos imprensaleiros, ao fazer referência ao caso, usavam comparar com a estória do Ali Baba e os 40 ladrões, insinuando que faltava pegar o primeiro... Porque será que no roubo liderado por um arrecadador tucano, onde há provas do envolvimento de mais pessoas ligadas à tucana yeda, e que teve o MESMO número de denunciados - 40, além do fato da maioria dos imprensaleiros terem silenciado, aqueles que noticiaram esqueceram do Ali Babá e os 40 ladrões? Não precisa explicar, eu só queria entender...


Sandra Cunha - 27/05/2008
E a governadora Yeda continua super blindada.Essa nossa mídia é muita canalha,como é a cambada que eles conseguiram colocar no poder, ficam bem caladinhos, mas a população tá bem atenta a toda roubalheira e a tudo que se passa com esse governo.Se fosse com o PT, já teriam pedido até o impeachmant do governador.


henrique de oliveira - 21/08/2008
Ao SR Marcelo Gaúcho No dia 25 de dezembro o SR coloca um sapatinho na janela que o papai noél vai te deixar um presentinho ok.


Missao Tanizaki - 12/06/2008
Essa e outros questões ocorrem em praticamente todos os DETRAN's dO Brasil e muita gente grande e Parlamentares sabem disso. Uma CPI como aberta no RS pode sanar apenas parte dos problemas do País como um todo. Precisamos forçar aberturas de novas CPI para apuras uma série de outros INTERESSES, assim como revisar a legislação dos Cargos de Confiança, onde a Politicagem ocupa espaço do ESTADO e vem desmontando o SERVIÇO PÚBLICO, em todas as esferas. ESTADO é difrente de GOVERNO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MISSAO TANIZAKI Fiscal Federal Agropecuário Bacharel em Química missao.tanizaki@agricultura.gov.br Esplanada dos Ministérios, Bloco ¿D¿, Sala 346-B, Brasíla/DF TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR


José da Silva - 11/06/2008
Cara Lúcia Adélia, você cobra que a Globo não aja com a atitude de "dois pesos, duas medidas". Por que não faz o mesmo em relação a Carta Maior, que não noticiou decentemente (até agora, ao menos) o mais novo escândalo do governo federal? Já reparou quanto já foi publicado a respeito do caso Yedinha? E o quanto foi publicado no caso dos subornos de parlamentares? E a Variglog? Já reparou na postura deste site? Quando é o PT, todos são inocentes até o trânsito em julgado de sentença condenatória, mas quando são "os outros", todos já são culpados antes mesmo de serem processados. Não acha que, em sua essência parcial, Carta Maior e Globo têm muitas semelhanças? A Globo, ao menos, não fica defendendo abertamente "os outros". É menos pior, não acha?


Lúcia Adélia - 05/06/2008
Coti, eu também duvido, pois e a amizade, a cumplicidade, o conluio como é que fica? Não tem jeito não, então silência na robalheira da yeda cruiz credo e da-lhe deníncias vazias de Dilma e do Presidente Lula, por causa da ex-diretora da anac. É uma canalhice só PIG/demos e tucanoides.


Coti Gril - 04/06/2008
Que loucura, na rádio gaúcha nesse momento tem as gravações telefônicas desses canalhas e a Yeda está envolvida, agora dúvido que vai aparecer na RBS!!!!! Governadora de m...


Lúcia Adélia - 03/06/2008
É isso aí MariaH, o problema deles é exatamente esse. São verdadeiramente HIPÓCRITAS. Veja o caso lá de Sampa, nunca assumem nada, mas sempre cobram dos outros e ainda colocam aquilo que é deles nas costas dos outros, pois o serra está dizendo que todas essa denúncias de S.P não existem é o PT usando eleitoreiramente. Agora eu pergunto-lhe: o PT costuma concorrer em eleições na FRANÇA E NA SUIÇA? Porque as denúncias vieram de lá. Você já imaginou se São Paulo fosse governado todos esses anos pelo PT?


mariah - 02/06/2008
O problema dos Marcelos da vida é que eles tem memória seletiva, sim, mas só a reconhecem nos outros. Por ex. ele lembra das acusações feitas contra o Lula e outros petistas,e as considera justas e verdadeiras por que o Duda assim falou. Agora, as denúncias contra a des-governadora Ieda com mil provas e depoimentos de que ela sabia de tudo e, quando alertada pelo seu secretario de segurança da sujeira toda apenas trocou o secretário Bacci, que esse dinheiro todo desviado foi bem usado por ela em seus interesses particulares (casa e campanha), ah, isso é fofoca da oposição, não é mesmo? Isso é que é memória seletiva seu Marcelo!


Sousa Primo - 01/06/2008
voltando aos tempos , e relembrando a historia de contadores , como meu avo e outros senhores . Em minha regiao no vale do Jequitinhonha , quando eu era crianca , as historias daqueles senhores eram de uma grande importancia para a garotada , mas uma coisa me trouxe a memoria foi o caso contado por um desses senhores e ele dizia o seguinte : La pelos anos de 1939 ate o ano de 1951 ouve uma grande seca na regiao e que durante seus 10 ou mais anos a fome se alastrou por aqueles lares e deixou uma lembranca horrivel , mas nos anos seguintes veio a chuva e a fartura se multiplicou por aqueles lares , mas em seguida veio uma onda de pragas que devoravam quase tudo que plantavam e entre elas tinha gafanhoto , aves bicuda , porco do mato etc, etc, etc, e o pior de tudo e que os meios de eliminar esses supostos inimigos era quase impossivel e hoje com tantos acontecimentos de bons tempos em nossa vida , chuvendo , o povo feliz e plantando e colhendo , o povo alimentando , o jovem pobre tendo direito a escola, , a pobreza dininuindo , a escola publica sendo valorizada pelo poder central e por ai se vai , mas o perigo esta batendo a porta de nossas dispencas , pois a volta das pragas e as aves bicuda, os porcos do mato estao voltando de forma surrateira e perigosa .EX:No Rio Grande Sul , um bando de TUCANOS fizeram seus ninhos no palacio PIRATINI e dali os mesmos foram ate o DETRAN daquele estado e comeram nada mais nada menos que RS44.000.000.00 (quarenta e quatro milhoes de reais)so nao limparam a dispenca do DETRAN , gracas aos cacadores como o MPF e a policia que interviu e espantou o bando , em outors estados como o meu . Essas aves construiram ninhos, na verdade sao verdadeiros condominios e ai eles moram em determinado condominio e fazem suas coletas em outras dispencas , aqui em minas teve ESTATAIS que essas aves usaram as mesmas na LAVAGEM DE DINHEIRO e fora outros voos certeiros desses inimigos . EM SAO PAULO eles construiram um ninho no PALACIO DOS BANDEIRANTES , la e que a coisa e feia, se os cacadores de la dormir no ponto eles acabaram com toda safra do povo , la sao varias safras compremetidas por elas, EX: Obras do Metro , Privatizacoes , educacao , seguranca publica, e agora recente , deu nun jornal internacional que essas aves receberam propina de uma empresa francesa pra facilitar as obras do metro, e nao falando de 70 CPIs engavetada na ALSP, e em outras estados eles estao destruindo os cofres publicos e o pior e que a imprenca nao publica nada , a imprenca os protege devido eles tucanos ser parceiros , eles sao aves ensinadas , voces acredita que que essas aves estao tao preparadas e sabidas que as mesmas so gostam de REAIS, onde tem cofre gordo eles estao la dando suas bicadas eonde nao tem vigilante eles atua de forma ganaciosa , eles estiveram em brasilia e moraram la de 1994 a 2002 , pra tirarem eles de la foi um trabalho ardoroso mas conseguimos e ate hoje eles tem saudade daqueles tempos ,pois foram varias as bicadas em cofres gordos, como PRIVATIZACOES, EMENDA DA REELEICAO, PROER, etc, etc, etc e por onde eles passam fica a marca do lamacal , pra porco e ponto precioso pra um descanso , sera que essas aves tem alguma ligacao com porcos , porque quem gosta de lama e porco, ha perdao , agora entendi , o porco gosta de lama e essas aves sao fabricantes de lama por isso eles tem essa afinidade.

PARCERIAS